Marcelino Azevedo, Mestre da Cultura Popular

Marcelino Azevedo, reconhecido pelo Minc através do Prêmio MESTRES da CULTURA POPULAR herdou a tradição dos Bumba-Bois de zabumba, tradicionais em todo o Estado, tendo a região dado nome a um dos quatro “sotaques” de Bumba-Boi: sotaque de Guimarães.

 

Registrou a brincadeira que praticavam há séculos, através das gerações, no ano de 1971, constituindo ata e elegendo membros para a presidência. Desde o ano de 1974 o Bumba-Boi de Guimarães, já como “Associação Folclórica e Cultural Vimarense” viaja sistematicamente à capital, São Luís, durante os festejos juninos, para suas apresentações nos arraias locais.

Apresentação do Bumba Boi na cidade de Guimarães

A brincadeira conta hoje com 116 membros associados, brincantes oriundos dos Quilombos de Damásio, Cumum, povoados do Cumã, Santa Luzia, Vura, Puca, entre outros da zona rural do município de Guimarães, Baixada ocidental do Maranhão, distante 660 quilômetros da capital.

 

São lavradores, pescadores e boieiros que participam da brincadeira por fé e devoção, mantendo uma tradição cuja ancestralidade, de origem negro-africana é a marca identitária deste segmento da população brasileira.

 

Anualmente o Bumba-Boi parte de Guimarães com seus brincantes durante os festejos juninos, depois de terem batizado o Boi no seu interior. São mais de 32 anos de apresentações nos principais arraias de São Luís e outros municípios do Maranhão.

 

 

 

 

 

 

 

Anúncios

Sobre boideguimaraes

Uma das brincadeiras mais tradicionais do Maranhão, o Bumba Boide Guimarães tem sua origem no quilombo de Damásio. Histórias orais remontam a uma ancetralidade que vai até o século XVIII.
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s